"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PROJETO "UMA VIAGEM PELA ITÁLIA"

Por: Jucelino Gabriel da Cruz

O Projeto Uma Viagem Pela Itália (Progetto Un Viaggio Per L’Italia) foi desenvolvido nos anos de 2007 e 2008 na Escola Agustinho Goes de Oliveira, no Município de Cacoal - Rondônia, com o objetivo de ensinar um pouco da língua e da cultura italiana, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a FECIBESP – Federação das Entidades Culturais Ítalo-Brasileiras do Estado de São Paulo (Federazione delle Entità Culturali Italo-Brasiliane dello Stato di San Paolo), sob a coordenação da Professora Solange Carla Ziles Notaro.

Aos participantes do curso temos boas notícias! Como promessa é dívida, queremos pagar a nossa. Estou falando dos certificados. Temos em mãos os de participação no Concurso de Desenho e também de Participação no Curso de Lingua e Cultura Italiana, que chegaram de São Paulo no final do ano passado.

Cursandos, pedimos a gentileza em divulgar esta informação e passarem na Escola Agustinho Goes de Oliveira para que possamos combinar a entrega dos mesmos. Podem entrar em contato também pelo e-mail abaixo. Tenho certeza que estes certificados farão a diferença no currículo de vocês. Continuem se atualizando sempre. Todos são muito importantes para nós! Lembrem-se: O sucesso pertence a vocês!!


Ah! Na sequência estão os vídeos com documentário do projeto. Espero que gostem dos principais momentos.


Em Língua Portuguesa





Narrado em italiano.



Davvero... Impossibile è dimenticare ognuno di voi in quest'incredibile lavoro!
Baci e Abbracci a tutti.

jdgabrielcacoal@gmail.com

COMO COPIAR VÍDEOS DO YOU TUBE?

Por: Jucelino Gabriel da Cruz

Existem programas específicos como como o VDownloader e o aTubeCatcher, por exemplo, para fazer downloads e as conversões de vídeo. Mas é necessário, obviamente, tê-los instalados no seu computador e corre-se o risco de pegar vírus nesse processo. E se tiver que acessar outro PC e ter que fazer esse trabalho, então? Pois existe uma maneira de fazê-lo sem precisar de programa algum. Siga os passos:

1 – Localize o vídeo no You Tube;

2 – Copie a URL do vídeo;

3 – Acesse o site: http://www.keepvid.com e cole a URL;

4 – Clique em download e escolha a qualidade do vídeo (MP4 ou FLV).

Pronto! É só salvar o vídeo no seu computador! Agora já se pode contar com um recurso pedagógico a mais seja qual for o tema a ser tratado. É a garantia de que a sua aula ou reunião será mais atrativa ainda. Sucessos!

jdgabrielcacoal@gmail.com

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

QUAL O SEU PODER DE RESILIÊNCIA?

Por: Jucelino Gabriel da Cruz

A felicidade e realização pessoal e profissional é objetivo comum. E nessa busca, todo indivíduo está sujeito a sucessos e insucessos. Lutar pelos ideais é correr riscos. Acerca disso, vale refletir sobre um termo que foi e está sendo bastante discutido, a RESILIÊNCIA, que, segundo o dicionário Priberam, vem do inglês resilience, entendido pela física como a “Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.” E, no sentido figurado, ou no que tange ao ser humano, como a “Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.”
O que faz de um indivíduo um ser resiliente são as competências emocionais que ele possui. A capacidade de se reerguer dos sofrimentos de situações indesejadas faz parte das novas exigências para o mercado de trabalho de toda e qualquer empresa, e por que não considerar, de todos os momentos da vida. Certamente têm lugar garantido as pessoas adaptáveis, bem humoradas, confiantes e esperançosas. Esta habilidade pode ser desenvolvida ou ampliada.

A capacidade de lidar com emoções perturbadoras e impulsos, manter-se honesto e íntegro, ser responsável, apresentar ideias inovadoras e estar atualizado frente às novas informações são habilidades indicadoras de “autoregulação”, indispensáveis à vida social e profissional.

Isso só é possível graças à autoestima. Não existem barreiras para quem tem autoestima elevada. Ela é resultado principalmente de autoconhecimento. Junto a ela vem o otimismo. Sócrates já alertava: “Conheça-te e ti mesmo!”. Autoconhecer-se começa pela análise dos pontos positivos e negativos de si próprio. Conhecer as potencialidades pessoais e os pontos que ainda carecem de aperfeiçoamento é demonstração de “autopercepção”.

A vontade de se aproximar do outro, de querer que este faça parte ou continue no quadro de servidores de uma instituição é despertada quando se percebe indicadores de motivação e atitudes de amor e respeito próprio, bem como empatia e interesse pelos colegas e consciência da filosofia da instituição. Óbvio que é uma via de mão dupla, ou seja, a instituição deve propiciar um ambiente motivador também.

Gostaria de destacar a importância de saber ouvir. Esta é uma habilidade de poucos. Quando se ouve uma pessoa olhando-a nos olhos, emite-se a mensagem de que o que ela está falando é importante e que ela também o é. Conforme a situação, essa atitude pode ajudar no processo de resiliência do outro.

Cotidianamente amar as pessoas com um amor “Agapè”, ou seja, incondicional, sempre com pensamentos e ações positivas, incentivando-as e propiciando-as o crescimento pessoal e profissional, também se caracteriza como inteligência emocional. Aliás, o conhecimento técnico, por si só, não garante o êxito em nenhuma profissão. Ele deve se somar à inteligência emocional, que “significa administrar sentimentos de forma a expressá-los apropriada e efetivamente, permitindo às pessoas trabalharem juntas, com tranqüilidade, visando suas metas comuns.” As relações interpessoais quando bem solidificadas ajudam, e muito na coesão do grupo. Cada um tem uma importante contribuição em prol da instituição.

Mais precisamente em sala de aula, o educador emocionalmente inteligente, com autoestima elevada é capaz de minimizar casos de indisciplina e violência. Ele “Projeta nos alunos segurança, carinho, interesse e compreensão, motivando um ambiente acolhedor, e não um local de confrontos, castigos e punições.” Existem várias estratégias para tornar o ensino e aprendizagem atrativos. Na postagem anterior, já considerava que as atitudes do educador tem influência direta na vida dos educandos.

Qualquer que seja a função que desempenha ou planeja desempenhar, a vida que leva, é importante ter a disponibilidade de ser como a Fênix, que renasce das cinzas. Mentalizar que as dificuldades existem, mas que também existem as forças interiores para superá-las e que ninguém está sozinho neste mundo. Jamais se dar por vencido. A razão das dificuldades é manter a alerta, para que o indivíduo não possa se acomodar. Tirar proveito de tudo o que acontece na vida, inclusive dos problemas. Aí vale aquela máxima: “Na crise? Crie!” Essa é uma habilidade de ser resiliente.
Grande Abraço e Sucessos!

Referências Bibliográficas
Goleman, Daniel – Trabalhando com a Inteligência Emocional, Rio de Janeiro, Objetiva, 1998

http://www.algosobre.com.br/carreira/a-importancia-da-resiliencia-na-gestao-de-carreira.html, acesso em 14 de fevereiro de 2010

http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx

Hunter, James C. – O Monge e o Executivo – Uma História Sobre a Essência da Liderança, Rio de Janeiro, Sextante, 2004

Simka, Sérgio em: http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=10962, acesso em 15 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CONHECENDO O I-EDUCAR


Por: Jucelino Gabriel da Cruz


Na tarde de ontem, 10/02/2010, secretários e diretores das escolas do município de Cacoal – Rondônia, participaram da primeira aula sobre como trabalhar com o I-Educar, um software desenvolvido pela Prefeitura de Itajaí – Santa Catarina (www.softwarepublico.gov.br), com a finalidade de facilitar a gestão escolar. Hoje ele é um software livre. Foi uma parceria entre as Secretarias de Educação e Administração. O curso está acontecendo na Escola Maria do Socorro.

É isso aí colegas, isso representa um grande avanço na educação do nosso município, uma vez que todos saem ganhando, desde os pais de alunos até o pessoal das secretarias das escolas. Em breve, todas as escolas de responsabilidade da SEMED, estarão interligadas entre si. Pode ocorrer uma considerável economia de tempo e de recursos materiais. Sabe aquele tão polêmico diário? Ele pode estar com os dias contados. Que seja bem vindo o diário eletrônico!

Aquele amigo ou amiga que lhe falou dos planos de fazer um curso de informática, é importante que seja logo, também por que os laboratórios estão chegando em nossas escolas e poderão ser uma importante ferramenta para o nosso trabalho. É a chance de promovermos a tão falada “Inclusão Digital” que, acredito, gera consequentemente a inclusão social.

O êxito na aprendizagem dos nossos alunos depende da nossa autoestima de educadores, ao mediar o conhecimento. O nosso modo de viver cada momento reflete diretamente na vida dos nossos educandos. As desejadas ferramentas já estão chegando em nossas mãos. E que bom saber que estamos fazendo acontecer, que estamos abertos às novas mudanças.

Grande Abraço e Sucesso a todos!


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Primeiras impressões

Disposto a socializar opiniões por meio de discussões, principalmente ligadas a arte de viver e educar.

Grande Abraço a todos!

Jucelino Gabriel