"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PROJETO "CULTURA SESC ITINERANTE" DESENVOLVIDO EM CACOAL

Por Jucelino Gabriel da Cruz

Ocorreu nesta semana no Teatro Municipal de Cacoal uma série de atividades artísticas e culturais, entre elas as apresentações teatrais (com atores e atrizes da Companhia de teatro Evolução de Porto Velho – Rondônia) bem como os filmes inspirados em contos infantis do escritor irlandês Oscar Wide, que mais chamaram a atenção dos pequenos estudantes.

Tudo resultado do projeto intitulado como “Cultura SESC Itinerante”, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Cacoal - SEMED, Sesc e Fundação Cultural de Cacoal – FUNCCAL. (O SESC - Serviço Social do Comécio - Rondônia segue fazendo parcerias por diversas cidades do estado).

Neste evento um fato me chamou a atenção: Depois de assistir a um dos espetáculos uma aluna do primeiro ano do Ensino Fundamental, com muita satisfação comenta para a colega “Olha! Eu acho que estou sonhando!”. A professora, que presenciou a cena, comentou comigo. E dentro do ônibus, retornando para a escola, pudemos perceber que o contentamento era geral. Cada um destacava ao colega um momento que mais o marcou, além de toda uma forma de socialização característica das crianças.

É essa a realidade daqueles estudantes da zona rural. O que ocorre de diferente em suas rotinas são as atividades educativas proporcionadas pela escola. Agora imaginem se esta, por sua vez, mantiver somente a dura e pobre rotina dos exercícios para memorização com a ameaça da avaliação? Ou pior - da reprovação? 

Poderíamos passar horas e horas passando o sermão de que é importante escolher um bom livro e lê-lo, por exemplo, que teria uma grande probabilidade de não ter efeito algum, enquanto que, num evento como aquele, depois de um espetáculo teatral, os estudantes certamente levarão, e acredito que levaram uma mensagem para a vida toda, enriquecendo os seus valores que podem ser multiplicados num momento oportuno e mais, perceber que existem perspectivas de melhoramento humano bem próximas.

Mesmo que a escola promova um ensino dinâmico e participativo no ambiente escolar, há de se valorizar locais e eventos extraescola com a finalidade de fazer do ambiente educativo um espaço cada vez mais agradável e vantajoso.

Para finalizar o evento a Companhia de teatro Evolução apresentou o espetáculo “É crime não saber ler”, uma peça adulta muito criativa que tive a oportunidade de assistir com a família.

Parabéns aos organizadores e fica aqui o pedido para que continuem oportunizando mais e mais eventos dessa categoria a esta população do interior do estado que ainda vive tão distante da arte e da cultura.

Forte abraço a todos!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

CONCLUSÃO DO MÓDULO BÁSICO DO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Por Jucelino Gabriel da Cruz.

Alunos do Curso de Mídias na Educação se reuniram hoje, dia 08 de junho de 2010, com a finalidade de apresentar os projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento em suas escolas, como requisito para obtenção de notas e conclusão do Módulo Básico do referido curso.

O encontro ocorreu na Sala de Multimídia da Escola Carlos Gomes, neste município de Cacoal.

O Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação é oferecido numa parceria da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, por meio do Núcleo de Ciência e Tecnologia e do Departamento de Física.

As apresentações foram de alto nível. Favoreceram a troca de experiências para a melhoria do ensino e, por que não, a autoavaliação das práticas pedagógicas.

O tema do projeto que apresentei foi “Uso das TICs e Mídias como incentivo à Aprendizagem”. Mas como a utilização das TICs podem influenciar numa aprendizagem significativa? Foi essa pergunta que tentei responder, aliás, é o que devemos nos perguntar a todo momento ao planejarmos as atividades pedagógicas, bem como buscarmos continuamente as respostas aperfeiçoando as nossas práticas.

O educando deve se sentir importante, ao passo em que vai se tornando construtor do seu próprio saber fazendo uso das tecnologias e mídias a ele disponibilizadas.

O Projeto Didático apresentado trata do uso de alguns recursos tecnológicos e mídias no ensino, de forma que os mesmos possam se integrar tornando o ambiente educativo propício à uma educação de qualidade.

O educador propiciará a utilização de tais recursos de diversas formas no processo de ensino, como instrumento de orientação e facilitador da aprendizagem do estudante, abrangendo os aspectos expressivos, evolutivos, investigadores, lúdicos, metalingüísticos, informativos, motivadores.

Nosso agradecimento a todos os colaboradores, membros da mesa julgadora e, em especial ao tutor do Curso de Mídias na Regional de Cacoal, Mirivan Carneiro Rios.

Grande abraço a todos e até o próximo módulo.