"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

LOUSA DIGITAL

Por Jucelino Gabriel da Cruz


Chega mais um recurso tecnológico que está dando o que falar no meio educativo - A lousa digital. Éh! Não adianta mesmo! O jeito é sair da zona de conforto, digo isso tanto àqueles que tem grande probabilidade de utilizar esta novidade quanto àqueles que estão um pouco distantes dessa realidade, no sentido de ir se mantendo informado e atualizado em relação às novas tendências da cultura digital na educação. A lousa digital para mim também é uma novidade, sendo assim, pedirei auxílio a alguns vídeos que encontrei no site: http://www.lousadigital.com.br, adianto também outro site: www.lousainterativa.com.br, posteriormente farei uma reflexão sobre os recursos tecnológicos e a educação.





É incrível a tamanha velocidade com que as tecnologias vão avançando. Poucas escolas recebem as últimas novidades em “caráter experimental”. Entretanto, muitos dos recursos pedagógicos (retroprojetor, vídeos, computadores, data show, laboratórios) criados para facilitar a ação de educar ainda não são realidade na grande maioria de nossas escolas. Por outro lado, depoimentos de colegas de que, se existem escolas equipadas, estes espaços são “abandonados” por falta de pessoal qualificado para manusear os equipamentos. São realidades muito tristes.

O que impede a área educacional de “absorver” as ferramentas tecnológicas criadas para com a finalidade de dinamizar e tornar mais atrativo a alunos e professores o ato de descobrir o mundo compartilhando informações?

Como está acontecendo o processo de formação de educadores? A proposta do Governo Federal de fortalecer as políticas de formação de educadores para o uso das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação (E-ProInfo) estão tendo a adesão esperada? Então, como acessar com mais eficiência tais recursos e motivar os educadores para uma melhoria da prática pedagógica?

Prosseguindo, como o tema é Lousa Digital, assistam também o vídeo de uma reportagem.



Vamos refletir e continuar acreditando que a educação pode dar certo, uma vez que dá sinais de estar encontrando o seu caminho.