"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

domingo, 26 de setembro de 2010

Fórum - Gestão de Escossitemas Comunicativos - E-ProInfo

Por Jucelino Gabriel da Cruz

O Ministério da Educação já implantou na região Sul, Sudeste e Centro-oeste projetos de Rádio Escola, adotando uma metodologia de utilizar o rádio como ferramenta pedagógica. Este projeto é desenvolvido pelo MEC juntamente com várias universidades, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), numa perspectiva de difundir a educomunicação.
 "Neste vídeo produzido na Rádio Aparecida acompanhamos as crianças da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lorena interior de São Paulo onde as crianças participaram do programa Hora do Recreio que é uma produção da Rádio Aparecida com parceria das escolas da região. Essa é uma ótima forma de inclusão das crianças ao meio radiofônico e uma forma de aplicar a educomunicação , neste caso aliando o rádio com a escola e levando as crianças a desenvolverem uma relação mais estreita com o rádio."



Certamente que a criação de uma rádio na escola iria modificar em muitos aspectos os hábitos dos educandos e a maneira de ver o “que-fazer” pedagógico em relação à comunicação, na oportunidade de expressão oral, difusão de ideias, ampliação da leitura de mundo, troca de experiências, entre outras, de maneira ainda a proporcionar o lúdico e o entretenimento.
 
Em relação a resolver ou a minimizar os eventuais problemas com a criação de uma rádio, vai depender de uma série de aspectos: da forma com que ela for implantada. Da qualidade e aceitação do conteúdo veiculado. Da sua eficiência e eficácia. Da capacidade de constante avaliação dos seus objetivos e metas.


Imagem encontrada em:
http://www.educacao.go.gov.br/educacao/noticias/not.asp?Codigo=130

Em “módulo – conteúdo do módulo no texto “Rádio na escola – o que é necessário para começar”, encontrei algumas dicas muito importantes para quem deseja implantar uma rádio em sua escola. Faz algumas alertas como por exemplo: A importância de se discutir e planejar o tipo de rádio que se almeja, bem como uma análise do Projeto Político da escola; Os abjetivos que se pretendem alcançar; a participação de todos os segmentos, desde os próprios educandos até lideranças ou membros da comunidade.

Segue vídeo com "trecho do Programa Salto para o Futuro com o professor Matias Gonzalez, sobre a importância do uso pedagógico do rádio no espaço escolar."

 

Da viabilidade de se implantar uma rádio escola levando em consideração o tempo e a característica das pessoas responsáveis por sua gestão, os recursos materiais e financeiros do qual o empreendimento requer. Qual será a grade de programação da rádio, entre outras reflexões pertinentes.

É necessário discutir conjuntamente para que o projeto apresente eficiência e eficácia.

Grande Abraço!!


Fórum - O Rádio no Brasil - E-ProInfo

Por Jucelino Gabriel da Cruz.

Classifiquei estes três programas de rádio:

Programa COJUPAZ – Rádio Comunitária Samaúma 104.9 FM – Todos os sábados das 11:30 ao meio dia. É o programa da ONG “Comissão de Justiça e Paz de Cacoal”, do qual faço a locução juntamente com a Sônia Maria da Silva, presidente da ONG.
        Entrevista com o Prefeito de Cacoal,
                   Pe. Francesco Vialetto
Transmitido ao vivo, é indicado para jovens e adultos. Nele trazemos discussões de temas pertinentes à Justiça e à Paz, com entrevistas a pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos solidários ou de cunho educativo e social. Segue o site: http://radiosamauma.com.br.

Programa Educação em Debate – Rádio Comunitária Samaúma 104.9 FM – Transmitido todos os sábados das 8:00 às 8:30 horas, entretanto seu horário será transferido para 11:00 às 11:30 horas. Coordenado pelo Professor Joel é transmitido ao vivo e traz entrevistas com educadores e pessoas ligadas à área. O público alvo são educadores, estudantes entre outros.

Programa Espaço Educação – Rádio MEC 800 khz – Todos os domingos às 14:00 horas. “Uma revista de meia hora de duração que traz a cada semana um tema ligado à educação, com comentários, entrevistas e agenda cultural e literária.” (http://www.radiomec.com.br/am/espacoeducacao.asp, acesso em 26 de setembro de 2010). Segue anexo o link para ouvir ao vivo a Rádio MEC: http://www.radiomec.com.br/online/default.asp.

Entrevista com Cariny Baleeiro
11º Zona Eleitoral - Cacoal - Rondônia.
Utilizaria o Programa Cojupaz, por fazer parte da sua elaboração e veiculação e também por quê os temas podem ser relacionados com o Programa “O Caráter Conta!”, em desenvolvimento na escola.     
                                                                                                                                                                                   
  Quanto à diferença entre AM e FM, “A
transmissão AM (ondas médias), seguem a curvatura da Terra mas são rapidamente absorvidas, limitando a distância da transmissão. Os sinais FM só podem ser recebidos se o receptor tiver uma antena.

A qualidade desses sinais são muito bons, mas a distância alcançada é extremamente limitada.” (http://www.aminharadio.com/radio/oc_conceitos, acesso em 26 de setembro de 2010).

Sucesso a todos!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

JORNAL NACIONAL - "JN no Ar" EM CACOAL - RONDÔNIA

Por Jucelino Gabriel da Cruz

O Jornal Nacional (Rede Globo) vem fazendo uma série de reportagens em várias cidades do país. O sorteio das cidades é realizado ao vivo no principal programa jornalístico da emissora, com o quadro “JN no Ar”.

Ontem, quarta-feira 22, o município de Cacoal foi sorteado entre os 53 municípios do Estado de Rondônia para receber o repórter Ernesto Paglia e sua equipe.

O objetivo é descobrir como está a qualidade de vida da população, ao se observar pelas condições da saúde, educação e saneamento básico do estado e, principalmente do município sorteado.

Assim sendo, hoje, quinta-feira, dia 23 de setembro, nossa cidade ficou um pouco mais agitada em saber que seria noticiada em rede nacional. Ocasionalmente fiz algumas fotos.

Agora a pouco, foi exibido a reportagem realizada sobre a cidade que por sinal foi muito bem elaborada.

Reportagem exibida no Jornal Nacional


Dá orgulho morar em um município que, apesar dos seus problemas é tão promissor.
Na saúde, os dois hospitais que tanto poderão somar na melhoria da saúde da população e diminuir as dores de quem precisa se deslocar até a capital por tratamento.

Na educação, os cursos universitários oferecidos nas diversas áreas e cada vez mais pode-se observar novas faculdades se instalando por aqui. Enfim, a rede imobiliária, empresarial em todos os aspectos vem crescendo dia a dia mostrando que vale a pena investir nesta cidade.

A reportagem exibida faz jus a este município tão querido. Quem chega e conhece, quer morar.


O repórter Ernesto Paglia entrevistando uma aluna da Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, Bairro Jardim Clodoaldo
Entrevistando o Diretor Alcídio da Escola Clodoaldo