Por Jucelino Gabriel da Cruz
Você
costuma ouvir rádio com que frequência?
Acha
que o rádio saiu de moda?
Pois
bem. Um dos módulos do E-ProInfo, visa apresentar aos educadores o uso dessa mídia
sua importância na construção de ecossistemas comunicativos.
Longe
de ser uma mídia ultrapassada, o rádio existe há muitos anos e tem registrado a
sua importância histórica, cultural e social, porém o seu uso educacional é
pouco difundido.
Preocupando-se
com essa realidade, o governo federal, por meio do MEC, incentiva sua
utilização em prol de uma educação mais dinâmica e que também promova o pleno
exercício da cidadania.
As
escolas que possuem o programa “Mais Educação” tem a chance de implantar uma
rádio na escola. Os alunos são preparados por um monitor da comunidade para
fazer com que a rádio funcione. Os
recursos para aquisição dos equipamentos são do governo federal, que os repassa
às escolas.
Como parte dos estudos do referido módulo produzi um programa de rádio (clique abaixo para ouvir), espero que gostem.
Ao implantar uma rádio na escola, o momento do recreio fica muito mais divertido e interativo. A produção e veiculação de notícias auxiliará no processo de aprendizagem, da alfabetização e do letramento, além de aproximar o aluno das mídias e promover a colaboração e solidariedade no ambiente educativo.
Todos os educadores são responsáveis pelo bom funcionamento da rádio. Essa não é tarefa exclusiva do monitor ou do professor coordenador do Programa Mais Educação. Os demais educadores podem incentivar e acompanhar na produção de notícias e na produção de arquivos de áudio relacionados às disciplinas em desenvolvimento.
Que tal registrar aqui a experiência que você vivencia ou vivenciou na sua escola? Deixe um comentário.
Grande abraço!
REFERÊNCIAS:
1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/MÍDIAS
NA EDUCAÇÃO:
Acesso
em 29 de abril de 2012.
2.
WEBEDUC.MEC.BR:
Acesso
em 29 de abril de 2012.
3.
POSSOLLI VESCE, Gabriela E. RÁDIO ESCOLAR EM:
Acesso
em 29 de abril de 2012.
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