"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

domingo, 25 de abril de 2010

FIM DA GREVE

FIM DA GREVE
Por Jucelino Gabriel da Cruz


Chega ao fim o movimento grevista. Não significa que os problemas acabaram.
No campo das negociações, fica a expectativa do cumprimento de acordos firmados com o administrativo. Mesmo que as reivindicações da classe sejam atendidas, existe outro ponto que merece toda atenção e cuidado – o das inter-relações pessoais.
Alguns servidores foram favoráveis ao movimento grevista e participaram ativamente, outros continuaram os seus trabalhos normalmente. O ambiente de trabalho necessariamente, deve passar por um processo de nova harminização. A equipe de gestores deve encontrar uma forma de propiciar um ambiente mais harmonioso possível para que os “choques de ideias” e o clima pouco amigável sejam minimizados.
Uma oração coletiva e um breve “bate-papo” informativo sobre as conquistas da classe pode ser uma sugestão para elevar a autoestima do grupo antes de reiniciar os trabalhos.
Rever os projetos inacabados ou definidos com a equipe de servidores e com a comunidade escolar e buscar, coletivamente a sua concretização, fazem parte do processo de normalização.
Os 200 (duzentos) dias letivos ou as (800) oitocentas horas deverão ser cumpridos. Existe assim a necessidade de reposição. Este é outro ponto a ser observado com atenção e discutida a saída mais viável.
Pronto! Respirando fundo é hora pensar positivo e recomeçar.
Que venham os dias melhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário