"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

terça-feira, 8 de junho de 2010

CONCLUSÃO DO MÓDULO BÁSICO DO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Por Jucelino Gabriel da Cruz.

Alunos do Curso de Mídias na Educação se reuniram hoje, dia 08 de junho de 2010, com a finalidade de apresentar os projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento em suas escolas, como requisito para obtenção de notas e conclusão do Módulo Básico do referido curso.

O encontro ocorreu na Sala de Multimídia da Escola Carlos Gomes, neste município de Cacoal.

O Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação é oferecido numa parceria da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, por meio do Núcleo de Ciência e Tecnologia e do Departamento de Física.

As apresentações foram de alto nível. Favoreceram a troca de experiências para a melhoria do ensino e, por que não, a autoavaliação das práticas pedagógicas.

O tema do projeto que apresentei foi “Uso das TICs e Mídias como incentivo à Aprendizagem”. Mas como a utilização das TICs podem influenciar numa aprendizagem significativa? Foi essa pergunta que tentei responder, aliás, é o que devemos nos perguntar a todo momento ao planejarmos as atividades pedagógicas, bem como buscarmos continuamente as respostas aperfeiçoando as nossas práticas.

O educando deve se sentir importante, ao passo em que vai se tornando construtor do seu próprio saber fazendo uso das tecnologias e mídias a ele disponibilizadas.

O Projeto Didático apresentado trata do uso de alguns recursos tecnológicos e mídias no ensino, de forma que os mesmos possam se integrar tornando o ambiente educativo propício à uma educação de qualidade.

O educador propiciará a utilização de tais recursos de diversas formas no processo de ensino, como instrumento de orientação e facilitador da aprendizagem do estudante, abrangendo os aspectos expressivos, evolutivos, investigadores, lúdicos, metalingüísticos, informativos, motivadores.

Nosso agradecimento a todos os colaboradores, membros da mesa julgadora e, em especial ao tutor do Curso de Mídias na Regional de Cacoal, Mirivan Carneiro Rios.

Grande abraço a todos e até o próximo módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário