"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

domingo, 26 de setembro de 2010

Fórum - Gestão de Escossitemas Comunicativos - E-ProInfo

Por Jucelino Gabriel da Cruz

O Ministério da Educação já implantou na região Sul, Sudeste e Centro-oeste projetos de Rádio Escola, adotando uma metodologia de utilizar o rádio como ferramenta pedagógica. Este projeto é desenvolvido pelo MEC juntamente com várias universidades, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), numa perspectiva de difundir a educomunicação.
 "Neste vídeo produzido na Rádio Aparecida acompanhamos as crianças da Rede Municipal de Ensino da cidade de Lorena interior de São Paulo onde as crianças participaram do programa Hora do Recreio que é uma produção da Rádio Aparecida com parceria das escolas da região. Essa é uma ótima forma de inclusão das crianças ao meio radiofônico e uma forma de aplicar a educomunicação , neste caso aliando o rádio com a escola e levando as crianças a desenvolverem uma relação mais estreita com o rádio."



Certamente que a criação de uma rádio na escola iria modificar em muitos aspectos os hábitos dos educandos e a maneira de ver o “que-fazer” pedagógico em relação à comunicação, na oportunidade de expressão oral, difusão de ideias, ampliação da leitura de mundo, troca de experiências, entre outras, de maneira ainda a proporcionar o lúdico e o entretenimento.
 
Em relação a resolver ou a minimizar os eventuais problemas com a criação de uma rádio, vai depender de uma série de aspectos: da forma com que ela for implantada. Da qualidade e aceitação do conteúdo veiculado. Da sua eficiência e eficácia. Da capacidade de constante avaliação dos seus objetivos e metas.


Imagem encontrada em:
http://www.educacao.go.gov.br/educacao/noticias/not.asp?Codigo=130

Em “módulo – conteúdo do módulo no texto “Rádio na escola – o que é necessário para começar”, encontrei algumas dicas muito importantes para quem deseja implantar uma rádio em sua escola. Faz algumas alertas como por exemplo: A importância de se discutir e planejar o tipo de rádio que se almeja, bem como uma análise do Projeto Político da escola; Os abjetivos que se pretendem alcançar; a participação de todos os segmentos, desde os próprios educandos até lideranças ou membros da comunidade.

Segue vídeo com "trecho do Programa Salto para o Futuro com o professor Matias Gonzalez, sobre a importância do uso pedagógico do rádio no espaço escolar."

 

Da viabilidade de se implantar uma rádio escola levando em consideração o tempo e a característica das pessoas responsáveis por sua gestão, os recursos materiais e financeiros do qual o empreendimento requer. Qual será a grade de programação da rádio, entre outras reflexões pertinentes.

É necessário discutir conjuntamente para que o projeto apresente eficiência e eficácia.

Grande Abraço!!


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