"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

terça-feira, 1 de maio de 2012

MÍDIA RÁDIO – COMUNICAÇÃO, CULTURA, DINAMISMO...


Por Jucelino Gabriel da Cruz

Você costuma ouvir rádio com que frequência?
Acha que o rádio saiu de moda? 

Pois bem. Um dos módulos do E-ProInfo, visa apresentar aos educadores o uso dessa mídia sua importância na construção de ecossistemas comunicativos.
Longe de ser uma mídia ultrapassada, o rádio existe há muitos anos e tem registrado a sua importância histórica, cultural e social, porém o seu uso educacional é pouco difundido.

Preocupando-se com essa realidade, o governo federal, por meio do MEC, incentiva sua utilização em prol de uma educação mais dinâmica e que também promova o pleno exercício da cidadania.

As escolas que possuem o programa “Mais Educação” tem a chance de implantar uma rádio na escola. Os alunos são preparados por um monitor da comunidade para fazer com que a rádio funcione.  Os recursos para aquisição dos equipamentos são do governo federal, que os repassa às escolas.

Como parte dos estudos do referido módulo produzi um programa de rádio (clique abaixo para ouvir), espero que gostem. 




Ao implantar uma rádio na escola, o momento do recreio fica muito mais divertido e interativo. A produção e veiculação de notícias auxiliará no processo de aprendizagem, da alfabetização e do letramento, além de aproximar o aluno das mídias e promover a colaboração e solidariedade no ambiente educativo.


Todos os educadores são responsáveis pelo bom funcionamento da rádio. Essa não é tarefa exclusiva do monitor ou do professor coordenador do Programa Mais Educação. Os demais educadores podem incentivar e acompanhar na produção de notícias e na produção de arquivos de áudio relacionados às disciplinas em desenvolvimento.


Que tal registrar aqui a experiência que você vivencia ou vivenciou na sua escola? Deixe um comentário.


Grande abraço!


REFERÊNCIAS:

1.    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/MÍDIAS NA EDUCAÇÃO:
Acesso em 29 de abril de 2012.

2.    WEBEDUC.MEC.BR:
Acesso em 29 de abril de 2012.

3.    POSSOLLI VESCE, Gabriela E. RÁDIO ESCOLAR EM:
Acesso em 29 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário