"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". (Paulo Freire)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CONHECENDO O I-EDUCAR


Por: Jucelino Gabriel da Cruz


Na tarde de ontem, 10/02/2010, secretários e diretores das escolas do município de Cacoal – Rondônia, participaram da primeira aula sobre como trabalhar com o I-Educar, um software desenvolvido pela Prefeitura de Itajaí – Santa Catarina (www.softwarepublico.gov.br), com a finalidade de facilitar a gestão escolar. Hoje ele é um software livre. Foi uma parceria entre as Secretarias de Educação e Administração. O curso está acontecendo na Escola Maria do Socorro.

É isso aí colegas, isso representa um grande avanço na educação do nosso município, uma vez que todos saem ganhando, desde os pais de alunos até o pessoal das secretarias das escolas. Em breve, todas as escolas de responsabilidade da SEMED, estarão interligadas entre si. Pode ocorrer uma considerável economia de tempo e de recursos materiais. Sabe aquele tão polêmico diário? Ele pode estar com os dias contados. Que seja bem vindo o diário eletrônico!

Aquele amigo ou amiga que lhe falou dos planos de fazer um curso de informática, é importante que seja logo, também por que os laboratórios estão chegando em nossas escolas e poderão ser uma importante ferramenta para o nosso trabalho. É a chance de promovermos a tão falada “Inclusão Digital” que, acredito, gera consequentemente a inclusão social.

O êxito na aprendizagem dos nossos alunos depende da nossa autoestima de educadores, ao mediar o conhecimento. O nosso modo de viver cada momento reflete diretamente na vida dos nossos educandos. As desejadas ferramentas já estão chegando em nossas mãos. E que bom saber que estamos fazendo acontecer, que estamos abertos às novas mudanças.

Grande Abraço e Sucesso a todos!


2 comentários: